VALENTINO, cheio de vida!
Valentino, cão SRD, atropelado na Av. Vasco da Gama, acolhido por D. Eliza Uchôa, dia 25.09.12. Como consequência do atropleamento, teve a coluna fraturada em 03 lugares, obtendo dos médicos veterinários a sugestão da eutanásia. Escolhi trazê-lo para os meus cuidados em 28.09.12, visto que D. Eliza não tinha condições de mantê-lo.
O Raio X
A pergunta
TEMOS O DIREITO DE TIRAR-LHE A VIDA PORQUE ESTÁ SEM ANDAR (MOVIMENTA AS PERNAS, CONTRAINDO E ESTICANDO) OU O DEVER DE TRAZÊ-LA DE VOLTA, BUSCANDO AS ALTERNATIVAS DE TRATAMENTO?
O Apelo
OPTEI PELA SEGUNDA ALTERNATIVA E BUSCO AJUDA. SE VOCÊ PUDER, SE CONHECER ALGUÉM QUE POSSA, AJUDE VALENTINO!
A resposta
Houve uma grande mobilização em favor de Valentino. Pessoas de vários estados do Brasil, manifestaram apoio e solidariedade a esse cão. Em 19.10.12, o cirurgião veterinário Adriano Gordilho atendeu Valentino e através dele chegamos a Dr. Euler M. Penha, especialista em cirurgia de coluna. Feita a negociação, a cirurgia foi marcada para o dia 23.10.12, na Clínica Diagnose Animal por indicação dos cirurgiões.
Obtivemos ajuda integral para o pagamento da cirurgia, além das manifestações de amor, carinho e respeito a Valentino. Muitos vibraram por sua saúde.
A cirurgia
Valentino foi operado no dia 23.10.12, às 17 hs, pelos Drs. Euler e Adriano. Cirurgia difícil, conforme os médicos, com duração de 03 horas. A coluna com má calcificação, a medula destruída....Não há explicação médica para os movimentos das pernas traseiras e para a cauda. A veterinária atribuiu a "reflexos". Continuarei insistindo que há a força da vontade atuando nos movimentos. Era visível aos mais incrédulos, o ato voluntário de balançar o rabo, ao receber atenção, na recepção da Clínica.
Pós operatório
As fotos foram tiradas hoje, no 2o. dia do pós-operatório. Está inchado e sente dor, controlado pelo uso de Tramadol injetável. Está comendo e excretando normalmente. É um cão forte.
Solicitaremos ao cirurgião a emissão do Relatório Médico com as informações sobre o material aplicado, possibilidade de rejeição, necessidade de uso de colete ou cinta, etc. e faremos um novo Raio-X.
Fazendo o curativo
Sentindo dor, apesar do Tramadol
O desencarne
Valentino receberia alta do internamento, 05 dias após a cirurgia. No fim da noite do dia 28.10.12, recebi através de ligação telefônica, a informação do seu desencarne. Gelei, não quis acreditar, pedi a Deus que fosse engano e que o quadro se revertesse. Tanta esperança de ajudá-lo a andar, tantos planos frustrados. Como acreditar que o quadro evolutivo que me era apresentado de boa recuperação, tinha sido revertido? Em que momento ele piorou? Como não tive conhecimento?
Perguntas feitas para entender o motivo da morte, qual foi a causa. Levamos então, o seu corpo para a UFBA, a fim de que fosse realizada a necropsia. O laudo legista será entregue até o dia 13.11.12.
Pequeno Valentino!
ResponderExcluirFoi por tão pouco, seu convívio entre nós,
sua alegria, vontade de viver, sua força, nos
deixa um grande lição de valorização a vida,
de esforçar-se para fazer o melhor, de que o
tempo é precioso em cada minuto que passa!
O seu tempo, (contados a partir do seu resgate), fez com que vc fosse amado, querido, mimado. Gilçe em sua compaixão e afeto, doou nesse curto tempo, amor,atenção, respeito,dignidade,fazendo o pequeno Valentino desencarnar conheçendo o o amor, e sabendo que foi amado!
Sua lembrança ficará entre todos nós,como exemplo que nunca é tarde, para receber o Amor!
Valentino - Setembro 2012 á 28-10-12.
Marianeves
Valentino por pouco tempo o conheci, mas com voê aprendi que a vida vale a pena em todos os sentidos, .... constatei , presencialmente, que os brilhos nos seus olhos após o acidente que teve, não diminuiu sua vontade de viver! O vi nos pri
ResponderExcluirmeiros dias com dificuldade de andar, mas com vontade de comer, se locomover, VIVER! Acompanhei a cada dia a sua evolução e aprendi muito com você, como não se deixar abater e ter ESPERANÇA, inclusive surpreendendo a todos, pois instantes antes da cirurgia mexia rabo e patas traseiras para mostrar aos que necessitam ver, que existe um DEUS DO IMPOSSÍVEL, foi com muita tristeza que soube da sua morte, mas com certeza você fez renascer não só em mim, sentimentos esquecidos: Doação, solidariedade, confiança, ... Amor Incondicional, pois foi tudo isso e muito mais, que pude aprender e vivenciar ao ver a Gilce, com tanto desvê-lo, seriedade, empenho... lutar pela sua VIDA! Viver é a cada dia praticar a caridade, ...do mundo levamos apenas as nossas boas ações e nossos aprendizados!
Tadinho do Valentino, ,
ResponderExcluirO cachorrinho do meu irmão se chama lupy, e foi mordido por outro cachorro na rua, ele não anda, chora muito, meu irmão acha que quebrou a coluna, não temos dinheiro para o Vet, será que ele senti dor ? Se ele estivesse mesmo com a coluna quebrada estaria com dor ?
Kellen
Tadinho do Valentino, ,
ResponderExcluirO cachorrinho do meu irmão se chama lupy, e foi mordido por outro cachorro na rua, ele não anda, chora muito, meu irmão acha que quebrou a coluna, não temos dinheiro para o Vet, será que ele senti dor ? Se ele estivesse mesmo com a coluna quebrada estaria com dor ?
Kellen