sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Cães e gatos ficam mais vulneráveis a parasitas e vermes no verão


Há risco de transmissão para seres humanos. Por isso, vermifugação deve ser periódica e com orientação veterinária 
Se o seu mascote está emagrecendo, tem pequenas lesões no ventre, secreções oculares, está com a pelagem sem brilho e com falhas, cuidado! Ele pode estar com vermes e a primeira recomendação é levá-lo ao veterinário para receber tratamento. 
“O controle dos parasitas e vermes nos cães e gatos é muito importante, pois além de evitar doenças nesses animais preserva a saúde da família”, alerta o veterinário Régis César Santoro Patitucci. “Isso porque alguns parasitas causam doenças nos seres humanos, ou seja, são zoonoses.” 
As verminoses são doenças causadas por parasitas comumente conhecidas como vermes ou lombrigas. Os filhotes de cães e gatos são as principais vítimas, mas os animais adultos também sofrem. Outros fatores também podem influenciar no aumento da infestação de parasitas em cães e gatos. O clima tropical do Brasil, por exemplo, propicia a presença das pulgas e carrapatos durante o ano todo. Nos meses mais quentes do ano, nota-se maior proliferação dos vermes e parasitas. “O verão é tempo de férias e quem leva o animal de estimação para o litoral ou interior precisa protegê-lo contra doenças como verme do coração, controle de pulgas, carrapatos, piolhos, sarna de ouvido, escabiose e vermes intestinais”, conta Patitucci. 


O diagnóstico dos vermes é feito principalmente por exames e em alguns casos por meio da visualização e reconhecimento nas fezes dos animais. Mas a vermifugação periódica e orientada pelo médico veterinário é a melhor forma de prevenir cães e gatos de contraírem vermes e parasitas. O controle do ambiente também é fundamental para a saúde dos animais e seres humanos. “O que poucas pessoas sabem é que as pulgas presentes no animal representam só 5% da população total desse parasita. Os outros 95% - incluindo ovos, larvas e pupas – estão no ambiente onde o animal vive. Existem produtos veterinários que também atuam no ambiente”, esclarece Patitucci. 
Atualmente, existem produtos no mercado para prevenção e tratamento de parasitoses em cães e gatos. “É importante levar em conta a segurança do produto e a eficácia contra todas as fases de desenvolvimento dos parasitas, sejam ovos, larvas ou adultos”, explica Dan Wroblewski, veterinário, juiz e condutor de cães de Agility. 
A Pfizer fabrica Revolution, um antiparasitário para cães e gatos em dose única e de uso tópico e contínuo. O medicamento precisa ser aplicado a cada 30 dias no animal para mantê-lo protegido. Trata-se de um antipulgas de multiação, que elimina um amplo espectro de parasitas. Revolution protege cães e gatos contra pulgas no animal e no ambiente, sarnas, piolhos, vermes intestinais e verme do coração, além de auxiliar no controle de carrapatos. “Os diferenciais de Revolution são sua alta tecnologia e seu amplo espectro de ação. Além disso, o produto é um medicamento e não um inseticida, sendo portanto seguro para o animal e para a família”, completa Patitucci. 
A Pfizer é uma empresa de origem norte-americana que pesquisa, desenvolve e comercializa medicamentos líderes nas áreas de saúde humana e animal, além de possuir algumas das marcas mais conhecidas no setor de consumo. Presente em mais de 150 países, a empresa está no Brasil desde 1952 e, atualmente, tem mais de 2 mil funcionários. 
A Divisão de Saúde Animal da Pfizer atua em diversas áreas terapêuticas. Em Bovinos, a empresa possui programas terapêuticos, reprodutivos, antiparasitários e de terapia de mastites. Em Suínos e Aves, a Pfizer possui uma linha completa para prevenção e tratamento de doenças. Para animais de companhia, a empresa oferece terapia contra dor, controle de parasitas, além de vacinas. 
Como o consumidor pode entrar em contato com a Divisão de Saúde Animal da Pfizer: www.pfizersaudeanimal.com.br
 ou telefone 0800 011 19 19. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário